runas

Celtas: A árvore da vida e as Runas

Para os Celtas as árvores, os bosques, os riachos, enfim a natureza são símbolos da vida e proteção, adotados pelos monges (druidas).

Esta tradição Celta estendia-se pela Grã Bretanha, Irlanda e Gália. Os druidas inspiravam-se na magia da natureza para ajudarem as pessoas a viver em harmonia com as árvores, através do contacto com elas. Consideravam que os bosques eram verdadeiros templos naturais, onde eram realizados rituais, festas e cerimónias, orientados pelos druidas. Estes reconheciam o poder divino de cada árvore.

A origem destes povos remonta ao processo de desenvolvimento da Idade do Ferro.  Terão sido uma das mais ricas civilizações do mundo antigo. Evoluíram divididos em clãs e realizavam festivais na primavera e no outono.

Segundo a lenda ODIN, deus dos deuses, terá passado nove dias e nove noites pendurado na Árvore da Vida até que esta lhe entregou as RUNAS. O oráculo, cuja origem é situada no norte da Europa, ajudava a interpretar e a modificar o significado das RUNAS.  A potência projetada destes símbolos incide na interpretação do que somos, tanto inconscientemente como energeticamente. Datadas de até 4000 anos aC aparecem em imagens rupestres ou gravadas em cerâmica, ossos e pedras. Por meio das RUNAS é possível determinar a qual arquétipo cada nome se associa. Por exemplo, ao ouvir um determinado nome associamos sentimentos de alegria ou de tristeza e outras lembranças que vêm à tona, toda uma série de memórias inconscientes repletas de sensações e recordações.

O alfabeto das RUNAS (FUTHARK) é composto por 24 caracteres principais. Cada RUNA deve ser escrita e tratada com extremo cuidado e respeito, para não atrair nenhuma energia negativa.

 


Fontes:
Livro – A Marca das Runas de Joanne Harris
Celts and the Vikings – http://celtic-vikings.blogspot.com
Euro Residentes – https://www.euroresidentes.com/entretenimiento/esoterismo/runas-significados

1 thought on “Celtas: A árvore da vida e as Runas”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA


DutchEnglishFrenchGermanGreekItalianNorwegianPortugueseSpanishSwedish
%d bloggers like this: